Dicas de saúde para unhas

► Ter as unhas coloridas e adornadas sempre esteve na moda, mas os cuidados com a higiene e a saúde das mãos devem ser sempre levados em conta, independente de qualquer modismo.
► Nem é preciso dizer que temos que manter as mãos limpas, mas é importante ter um cuidado especial com as unhas. Elas formam um ambiente propício para o acúmulo de bactérias. Imagine quantas coisinhas infecciosas pode haver naquela sujeirinha que se acumula sob uma unha. Essas bactérias podem causar problemas tanto para suas unhas como para sua saúde em geral. Tome cuidado.
► Sabe o que acontece quando você rói as unhas? Você cria um ambiente úmido para elas, o que é perfeito para o desenvolvimento de bactérias na região. Além disso, você estraga suas unhas deixando-as com um formato irregular, muitas vezes tão curtas que não dá nem para deixá-las bonitas. Se você tem esse hábito, tome cuidado. Outra coisa que acontece quando você rói as unhas: você coloca um monte de bactérias para dentro de sua boca. Procure saber por que você faz isso. Se é por ansiedade, tente se acalmar, se controlar, procure auxílio médico se achar necessário. Se é por não ter mais o que fazer, procure alguma atividade prazerosa: leia um livro, ou aproveite o tempo livre para fazer as unhas… Isso acalma e traz ótimos resultados.

►A unha é produzida por células especiais das pontas dos dedos. Ela é composta basicamente de queratina, que é uma proteína rígida, encontrada, também, no cabelo e na pele (em menor concentração). Lixar a parte de cima das unhas é muito ruim para a queratina e pode comprometer a saúde de suas unhas.
► Sabe aquela unha amarela, com aspecto de doente? As causas dessa aparência podem ser os produtos químicos que você usa para limpeza ou até mesmo os removedores de esmalte de má qualidade. Tome cuidado com isso. Quando for mexer com produtos químicos para fazer faxina, sempre use luvas. Assim, você evitará problemas com suas unhas e aquela aspe-reza nas mãos que tanto incomoda. Outra coisa que pode deixar as unhas e as mãos amareladas é o cigarro. Algumas substâncias liberadas por ele grudam na pele, nas unhas, nas roupas, nos cabelos… Além do mau cheiro que produz, o cigarro muda também a aparência das unhas e das mãos dos fumantes. Fique longe dessa droga também por isso!
► Unhas encravadas são terríveis. Elas incomodam, doem, são um horror. Elas podem ser causadas por traumatismos, como um pisão no pé, ou sapatos muito apertados. Geralmente são as unhas dos dedões dos pés que encravam. Se você sofre com uma delas, não fique tentando resolver o problema sozinha(o). Você pode piorar a situação se ficar tentando cortar ou lixar a parte afetada. Procure um especialista; ele saberá como ajudá-la(o) a resolver o problema.

► Às vezes aparecem pontinhos por baixo da unha, ou mesmo ao lado, e não damos grande importância para isso. Tome cuidado. Tumores malignos e benignos podem aparecer na região. Muitas vezes é necessária uma cirurgia para removê-los. Se aparecer algum em você, vá correndo procurar um médico. Enfim, se notar qualquer mudança em suas unhas, como manchas, inchaço etc, procure um dermatologista. Pode parecer que não é nada, mas às vezes se trata de um reflexo de algo que não está muito legal na sua saúde.
► Você sabia que sua alimentação tem influência direta na beleza natural de suas unhas? Às vezes, unhas opacas, fracas ou quebradiças podem apontar deficiência de alguma vitamina, ou cálcio. A vitamina A, por exemplo, é importantíssima para a beleza não só de suas unhas como também de sua pele e de seus cabelos; até seus olhos precisam de vitamina A para se manter com aspecto “vivo”. A vitamina A pode ser encontrada na cenoura, na abóbora, no tomate e em mais uma porção de alimentos, principalmente nos amarelos e nos verdes.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>